Não importa se sua empresa é de pequeno, médio ou grande porte, uma coisa é certa: os gastos com telefonia móvel ou fixa representam um montante expressivo de suas despesas no final do mês. Ao mesmo tempo, a necessidade de uma comunicação eficiente entre os colaboradores e também com clientes — sejam eles já estabelecidos ou em potencial — faz com que a redução desses gastos se torne um verdadeiro desafio.
Então, quais são os passos que sua empresa deve tomar para que essa despesa seja reduzida, mas sem que haja uma diminuição da qualidade do serviço ou da prospecção e comunicação com clientes? Confira aqui algumas dicas que podem ajudá-lo nesse grande desafio.
Saiba detalhadamente de onde vem os gastos com telefonia
Para reduzir gastos em qualquer área de sua empresa, não dá pra fugir de algo muito importante: você tem que saber detalhadamente quais são as suas despesas. Quanto maior e mais detalhado é seu conhecimento dos gastos, mais fácil será de identificar onde se está gastando mais do que o necessário. Com a telefonia, isso também é verdade.
É necessário que se faça um mapeamento dos gastos com ligações e identificar quanto desse montante é gasto com contatos com fornecedores, clientes e funcionários, com ligações interurbanas, telefone fixo e móvel, além de identificar também qual é o horário em que esse fluxo de ligações é mais constante.
Com todas essas informações em mãos, é possível contratar um plano de telefonia com o enfoque corporativo, o que tende a ser mais vantajoso economicamente para a sua empresa.
Pesquise, pesquise e pesquise
Outra coisa que não há como fugir é da pesquisa. Pesquisar as melhores tarifas e planos disponíveis no mercado auxiliará sua empresa a gastar menos, mesmo quando se trata de planos de telefonia corporativos.
Restringir o uso de telefones a quem realmente precise
Quando se trata se redução de gastos em uma empresa, há sempre práticas que precisam ser revistas. Por conta disso, é importante reavaliar quais setores realmente necessitam de uma linha telefônica, e também quais funcionários possuem funções em que um telefone móvel é indispensável. Esse maior controle e reavaliação de seu uso gerará uma diminuição nas despesas.
Além disso, informação e conhecimento nunca é demais. Informar os seus colaboradores a respeito de quais são horários mais vantajosos para realizar chamadas, bem como dos tipos de ligações que são permitidas aumentará otimizará a utilização das linhas telefônicas dentro de sua empresa.
Várias linhas, uma mesma operadora
Como todos sabem, a padronização da operadora nas várias linhas da empresa também pode ajudar muito na redução de gastos. As operadoras de telefonia tendem a cobrar menos se a ligação for feita de e para aparelhos seus planos.
Utilização de apps de comunicação
São inúmeras as possibilidades de apps gratuitos de comunicação disponíveis no mercado. Seja por texto, voz, ligações ou videochamada, essa é uma prática que cada vez mais empresas utilizam, especialmente quando se trata de comunicação interna. Mais econômico, mais prático que a utilização de um e-mail quando são assuntos de rotina e no alcance de sua mão.
Contrate uma empresa para auditar de gastos
Você sabia que, além de todas essas práticas, você pode contratar também um serviço de auditoria que avaliará os gastos com telefonia de sua empresa? Esse é um dos tipos de serviço que a Galileo Tecnologia oferece a seus clientes.
Apesar de todas as práticas citadas acima, que você não só pode como deve adicionar no cotidiano de sua empresa, há alguns outros elementos que são quase impossíveis de serem identificados sem que se contrate uma empresa especializada.
Por exemplo: a Galileo Tecnologia descobriu que um montante expressivo de despesas cobradas pelas empresas de telefonia são indevidas. Por isso, a Galileo realizará uma auditoria não apenas para diminuir seus gastos futuros, mas também analisará suas contas dos últimos três ano, com o objetivo de não apenas identificar, mas também pedir a devolução do dinheiro pago indevidamente por você.
A estimativa é de que, com o sistema desenvolvido por nós para identificar cobranças indevidas, de 20 a 40% do valor pago por sua empresa com telefonia nos últimos três anos pode ser resgatado. Além disso, realizamos o mapeamento de gastos de suas linhas para a identificação facilitada de onde é possível economizar. E a melhor parte de tudo isso é que você não precisa ter receio nenhum: a Galileo Tecnologia irá cobrar pelo serviço apenas depois de comprovado que sua empresa teve uma redução nos gastos com telefonia.