fbpx

Dicas para que sua empresa economize papel

Quando falamos de economia de papel, a primeira impressão que se pode ter é a de que essa não será uma economia significativa. Afinal, papel é um item barato, correto? Sim e não. Uma unidade de folha sulfite é, sim, barata. Quando colocamos na ponta do lápis o montante gasto por semana, mês ou ano, aí os valores acabam mudando.

Diminuir o desperdício de papel é uma atitude rápida e eficiente e que pode ser implementada de forma quase imediata para começar a cortar custos desnecessários dentro de sua empresas.

Quanto sua empresa pode economizar?

Depende.

O gasto com papel em uma empresa é sempre proporcional ao número de funcionários que possui. Exatamente por isso, é comum que as grandes empresas e multinacionais promovam campanhas de economia de papel. Mas mesmo as pequenas e micro podem se beneficiar de ações desse tipo.

No geral, um consumo mais inteligente e sustentável de papel pode fazer com que sua empresa economize até 40% com papel e outros itens, como tinta de impressão e peças das impressoras.

Há empresas, porém, que têm dificuldade em implementar programas de redução de consumo de papel. Afinal, consumo está bastante atrelado a hábitos. E há hábitos tão inseridos no nosso dia a dia que apenas uma abordagem assertiva é capaz de transformá-los.

Confira com a gente algumas dicas para que você e sua empresa aprendam a evitar o desperdício de papel e a transformar os hábitos de seus colaboradores.

Equilíbrio entre conscientização e tecnologia

A diminuição em relação aos gastos com papel em sua empresa depende de equilibrar a equação entre a conscientização dos seus colaboradores e o auxílio da tecnologia.

Desde que haja conscientização e bom senso, a implementação de tecnologias conseguem dar resultados expressivos em um curto e médio prazo.

Para que esse equilíbrio seja alcançado, preparados algumas dicas que devem auxiliar no seu projeto de redução nos gastos com papel.

1 – A criação de um projeto com o intuito de conscientizar seus colaboradores a respeito da importância da redução no consumo de papel

Esse é um ponto extremamente importante. Afinal, grande parte do consumo excessivo de papel na sua empresa se deve ao fato de que o controle no uso de papel não é um tema caro aos colaboradores e, por isso, eles acabam não se importante com a quantidade de papel que acabam utilizando na impressão.

Por isso, criar um projeto que inclua metas e recompensas pode ser uma estratégia interessante ao se tentar mudar a cultura de seus funcionários.

Mas muita atenção. Um projeto desse é muito mais do que colocar um aviso no local de trabalho e torcer para que essa mensagem entre na cabeça de todos. Uma campanha passa por dar explicações, promover ações de conscientização e deixar claro quais serão as recompensas. As metas podem ser estabelecidas e os departamentos que conseguirem alcançá-las, receberão a recompensa.

E, acima de tudo, tente deixar essa questão como algo leve. Incluir e envolver os colaboradores em seus projetos é uma forma de garantir os resultados.

2 – Mude a configuração de sua impressora

Nas configurações de sua impressora, é possível limitar a impressão a frente e verso, preto e branco, redução no uso de tinta, entre outras alternativas. Claro que é preciso analisar antes se essas mudanças não impactarão no trabalho exercido por cada departamento.

Um exemplo pode ser obrigar, por meio de mudanças nas configurações da impressora, que os funcionários realizem a autenticação manual nas impressoras antes de retirar as impressões.

Isso evita que documentos sejam perdidos ou esquecidos na bandejas das impressoras. Também é importante para impedir que documentos sigilosos caiam em mãos erradas.

3 – A tecnologia como aliada na redução de impressões

Com uma tecnologia tão avançada como nos dias de hoje, muitas vezes não é preciso realizar a impressão. Ao invés de se imprimir documentos e relatórios que serão jogados fora em breve, você pode disponibilizá-los aos seus colaboradores de forma digital.

Serviços de nuvem gratuitos, como o Google Drive e Dropbox, por exemplo, conseguem armazenar e compartilhar documentos entre várias pessoas. O acesso aos documentos pode ser feito por um notebook, tablet ou smartphone.

4 – Reutilize o papel que seria descartado

Ao invés de descartar o seu papel, por que não encontrar formas de reutilizá-lo? Um exemplo é transformá-lo em bloquinhos de anotação.

5 – Recicle o papel que seria descartado

Se a reutilização não é possível, então a reciclagem pode ser considerada. Economizar papel está diretamente ligado à preservação do meio ambiente.

Repensar o uso do papel na sua empresa pode ser também o primeiro passo para torná-la mais verde. E essa é uma questão muito importante para os consumidores de hoje. Uma empresa ecologicamente responsável é mais atrativa aos clientes.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
×

Olá!

Clique em um dos nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para atendimento@igalileo.com.br

× Estamos aqui pelo WhatsApp